Checklist

Internar no horário correto: usualmente os hospitais recomendam comparecer ao setor de internação 2 horas antes do horário previsto para a realização da cirurgia. Todo esse tempo é necessário devido ao processo de internação, liberação da senha autorizada pela operadora de saúde, alocação de leito, admissão hospitalar, etc.

Levar seus exames: devem ser levados o hemograma, coagulograma, ureia, creatinina, eletrólitos e todos os outros solicitados para a avaliação pré-operatória. Também são fundamentais os exames relacionados ao procedimento cirúrgico, como, por exemplo, em uma cirurgia de joelho a ressonância que foi realizada previamente.

Respeitar o jejum: resumidamente o jejum para alimentos sólidos e leite deve ser de 8 horas e para líquidos claros e sem partículas de 3 horas. Os detalhes do jejum estão descritos no item orientações gerais. Alertamos que bala e chiclete, apesar de não serem deglutidos, fazem parte do jejum, pois seu consumo estimula a secreção de suco gástrico.

Ir com um acompanhante: é importante ter alguém para acompanhá-lo, pois muitas informações são passadas após a cirurgia e devido ao efeito residual dos anestésicos pode ocorrer amnésia do que foi explicado nas primeiras horas após o término da anestesia. Também ressaltamos a impossibilidade de dirigir e operar máquinas pesadas nas horas subsequentes a anestesia.


Observações:

- Leite é considerado alimento sólido

- O tempo de jejum para líquidos claros ou sem resíduos é válido para a ingestão de até no máximo 10mL/kg

- Líquidos claros: água, suco de maçã, suco de laranja sem polpa, chá, café e refrigerantes